"Siga sua inveja, ela mostra o que você quer" [EDIT]


Gostaria de contar a vocês sobre um livro maravilhoso que eu estou lendo. Encontrei por acaso na internet, fazendo algumas pesquisas de materiais para a faculdade, o livro se chama Talvez você deva conversar com alguém, da autora Lori Gottlieb. Prometo compartilhar uma resenha assim que terminar de ler. Quero contar sobre as minhas impressões e principalmente sobre a maravilha que esse livro é. 

Mas hoje, vou trazer uma frase incrível e com uma perfeita reflexão sobre a vida em si. A frase é essa mesmo, do título que você leu:

"Siga sua inveja, ela mostra o que você quer."

Quando eu li essa frase, foi um momento de reflexão profunda! Eu tive uma das sensações mais estranhamente agradáveis da minha vida. Como se eu tivesse uma maior consciência dos meus defeitos, mas com a sensação de que eu podia melhorá-los! Uma sensação de luz, um insight!

Quando se pensa em inveja, algo é movimentado dentro de nós, como um daqueles assuntos que não devem ser discutidos, que é um enorme tabu até mesmo pensar sobre eles. Como aquelas situações constrangedoras que alguma vez na sua vida você já passou e que a todo custo precisa evitar, esquecer, tirar da consciência. Mas hoje eu queria trazer uma visão diferente, daquilo que é tão temido como a inveja.

Pra começar, gostaria de te fazer pensar por um instante no que é a inveja?

....

Pensou? Eu acredito que de alguma forma surgiram pensamentos como: "A grama do vizinho é mais verde" ou "nossa, fulana é tão inteligente. Gostaria de ser como ela...". Além dos exemplos, algo mais literal como: o desejo de possuir aquilo que é do outro. Essa seria uma boa definição para inveja, não é mesmo? Talvez até tenha aparecido alguém em sua mente. hahahaha Pois bem, como um lugar seguro e livre de julgamentos eu te digo: não tem problema esse tipo de pensamento aparecer de vez em quando, é algo inerente do ser-humano se comparar (o que não pode é se fechar no sentimento de se achar nunca ser bom o suficiente ou pensar que pra o outro as coisas são sempre melhores ou mais fáceis, porque não é).

Como outra visão da inveja. eu acredito que esse sentimento pode estar muito mais associado a capacidade de escolher e traçar planos, e até mesmo a inspiração para realizá-los.

Quando a gente pensa em todas essas definições, parece que é sempre destinado ao outro as nossas conquistas, ou seja, mesmo que você tenha conseguido um grande feito, comparado ao outro é sempre mínimo. Que a régua do outro é sempre melhor ou mais rica.

Mas eu acredito que lidar com a inveja internamente é muito mais um processo de autoconhecimento que você pratica olhando para dentro de si e identificando quais são seus planos e objetivos, e levando em consideração a força que você vai realizá-los do que só olhar para o tanto de coisas que o outro tem feito.

A gente inveja aquilo que é legal, interessante e empolgante porque faz acreditar que é possível sair da zona de conforto e chegar a determinado nível. Mas quem disse que seria fácil? Quando se inveja, se inveja os resultados do outro, e com esse sentimento nem sempre se olha o processo... Sabe porque? Porque na teoria é lindo sair da zona de conforto, mas na verdade o processo pelo qual se precisa passar é difícil, muitas vezes doloroso, dá preguiça e nem todos estão dispostos. Por isso é fácil invejar quando se vê que está tudo caminhando pra um bom desfecho. 

Mas a realidade é que se entregar a esse tipo de pensamento é cair no conforto e deixar que o outro domine você (mesmo que na maioria das vezes ele nem saiba). 

Utilize da sua inveja como combustível para sua motivação em realizar seus planos, e utilizar das conquistas do outro como inspiração pra você seguir. Sublimar um sentimento que por fora parece mesquinho e espinhento, mas por dentro é só uma vontade interna de querer ter força e conquistar o inimaginável. 

Quando você olha para dentro, para seus planos, sua caminhada, e deixa de observar a vida do outro e aceita que você tem seus planos, o outro passa a ser identificado como uma inspiração e não somente como objeto de desejo, pois você entende que pra ele conquistar essas grandes coisas a caminhada também não foi nada fácil, porque pra você também não é.

Então, não brigue com a vida, aceite que sua inveja não é de todo ruim, ela pode ser uma ótima bússola para as coisas que você gostaria de ter ou conquistar. Olhe para ela com empatia, muitas vezes você só precisa dar ouvidos a ela pra que consigo mesmo saiba onde gostaria de chegar.

Essa frase foi um exercício mental de como lidar com esse sentimento que muitas vezes é pintado como um "monstro interno". E porque não utilizar de um "defeito" para ser um pouco melhor? 

Se soubermos compreender o que até mesmo o determinadas características nos mostra, pode ser uma oportunidade perfeita para crescer e aprender com elas!

Espero que esse texto tenha te trazido algum grau de reflexão, assim como pra mim fez uma enorme diferença!


Obrigada por ter lido! E até breve

Comentários

  1. Já vou colocar na minha lista de livros rs.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada! Espero que assim como foi reflexivo pra mim, tenha sido pra vc tbm. <3

      Excluir
  3. Uau!! Ótimo texto... puxa me identifiquei de mais!! A vida realmente é cheia de acertos e erros... Aguardando ansiosamente um próximo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter lido e que bom que gostou e se identificou! ♡

      Excluir

Postar um comentário