Qual é mesmo a minha função? [Análise Pessoal 2]


 "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida"

Provérbios 4. 23

Quando me perguntam o que é ser psicólogo, o que eles estudam ou como se dá essa profissão, muitas rtespostas podem ser dadas, pois é um mundo enorme, cheio de linhas de pensamentos, abordagens, teorias, estudos e pesquisas; como uma grande árvore com muitas raízes e galhos.  Onde tiver um ser-humano apenas, o psicólogo pode estar presente, seja pra ajudar na resolução de um problema, seja pra ensinar, seja pra melhorar ou ouvir, ele pode estar lá.

Em suma, ser psicólogo é ser apoio, acolhimento e escuta. É olhar o outro com atenção, e estar com ele em seu gerenciamento de conflitos. Estudamos muuuuito também, dedicamos parte da nossa vida a leituras e mais leituras, pra ser um  profissional bom que será auxilio nas necessidades. E é assim que se dá essa profissão. As diferentes áreas de atuação da psicologia se dá pela empatia de ouvir e o conhecimento em cuidar.

Como já dizia o psicólogo Jung: "Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas mas ao tocar uma alma humana, seja apenas uma alma humana."

Além dessa breve explicação que dividi com você, gostaria de acrescentar mais uma que eu tive como insight, com o versículo de Provérbios 4. 23, que diz: "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida."  

O que é guardar o coração? Estaria ligado ao que exatamente? O que existe por trás dessa instrução? Seria saber o próprio valor?  Gerenciar emoções? Inteligência emocional? 

Te convido a entrar nessa reflexão:

O versículo aqui mostrado, claramente é uma instrução dada a humanidade para que se reconheça que é importante ter um domínio das emoções, para que se saia bem nos percalços da vida. Guardar o coração está ligado a gerenciamento de conflitos, saber lidar com as próprias demandas em relação aos acontecimentos do dia-a-dia, que qualquer pessoa poderá passar.  

Cada ser-humano tem suas questões e visão de mundo, se você não está sabendo lidar consigo mesmo, como será a sua relação com a vida? Como ter inteligência emocional em lidar com as coisas? Em respeitar as próprias emoções, sabendo onde você pode se abrir ou onde não pode? 

Eu fico pensando: o que Deus gostaria que tirássemos dessa parte? Implicitamente existe o aconselhamento de desenvolver a habilidade de administrar os sentimentos. 

Quando se fala em coração, o que você entende? Sentimento? Emoções? Reação a um acontecimento? 

Eu entendo que a expressão "guardar o coração", não é esconder sentimentos, nem reprimir emoções, guardar o coração é entender situações e com consciência reagir a elas. Metaforicamente, não é do coração que vem os sentimentos? Se quando não são bem entendidos e no calor do momento é a única forma de reação, quais questões poderão ser geradas por esse ato?

Quando eu leio "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda sua vida", está diretamente ligado com a sabedoria que você utiliza para viver a sua vida com maturidade e responsabilidade, respeitando os seus sentimentos sem perder a consciência e o domínio deles, vivendo uma vida plena e feliz. 

E que profissão melhor se não um psicólogo em uma questão como essa? Quem poderá ser auxílio no entendimento de todas essas grandes questões? Olhar pra dentro de si, nem sempre é fácil, mas com ajuda você pode. 

Eu tenho comigo que Deus nos dá o que fazer, e espera que procuremos o como fazer as coisas. Ele nos dá as instruções e temos que estar atentos no desenvolver delas, como um professor que quer que seus alunos sejam exploradores. 

Nessa profissão somos ensinados e treinados a funcionar como ferramenta de autoconhecimento para os que buscam evolução e apoio aquele que necessita. Olhando para além dos livros e teorias, somos uma classe que ajuda o outro a descobrir o seu valor. 

Eu acredito que ciência e espiritualidade talvez se misturam sim, você só precisa olhar com atenção, e verá que em um todo Ele está. Deus nos dá as instruções e eu, (como futura psicóloga), sou apenas o instrumento que ele vai utilizar.

Obrigada, leitor por me acompanhar mais uma vez.

Até a próxima!

Comentários