Conheça-te a ti mesmo

"Conheça-te a ti mesmo"
                            - Sócrates

Há aproximadamente seis meses ou mais, eu me preparava para escrever esse texto. Pesquisas foram realizadas e eu queria fundamentar com boas referências e claro, quando finalmente estivesse pronto eu compartilharia o meu feito. 
Mas nunca estava bom o suficiente. Não e á toa que eu demorei tanto tempo pra retornar aqui. Mas feito é muito melhor que perfeito.

E não tem nada mais satisfatório em perceber que, eu vivi na pele o processo que Socrátes descreveu! 
É, até que ele estava certo: Conheça-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo. 
Saber sobre si mesmo é um enorme universo de dores e delícias de ser assim.

A história é importante, óbvio, saber as referências e ter bases para se ancorar é valioso. Mas aqui, agora, sou eu, sobre mim e a minha impressão. O que eu farei com isso?


O processo do autoconhecimento é doloroso. A todo momento somos bombardeados por situações e pessoas que de alguma forma inferem o que deve ser melhor para você escolher. E convenhamos, é muito mais simples ter alguém que tome as decisões por você, não é mesmo? Mas a que custo?

Ser autor da própria história não é nada fácil. Não é simples, dói e dói muito. Não falo de dor física, mas aquele desconforto em se aprofundar em si mesmo para descobrir o que te machuca ou não, estabelecer limites, descobrir coisas que te fazem bem e até mesmo se o seu entorno está de acordo com a pessoa que você é.


A sua vida precisa mais ser sobre você e não o que esperam. Se apoderar da responsabilidade que é ser  no mundo, com seu jeito, manias, defeitos, qualidades, alegrias e tristezas, doa a quem doer.  Se é muito o pouco, não cabe aos outros dizerem!

Eu não tenho a menor ideia de onde Socrátes se inspirou para construir essa frase que perpetuaria por tanto tempo, mas uma coisa que me leva a pensar é que: refletir é algo que sempre vai nos deixar com um certa pulguinha atrás do orelha, porque o mundo não é só feito de respostas mas também de reflexões e perguntas, e ele estava muito atento a isso.
(Tipo a Monalisa... Ela estava séria ou sorrindo? Quem pode responder isso? Provavelmente só ela.)

Conhecer a si mesmo é trabalho duro e assumir responsabilidades por todos o feitos realizados. As vezes cometer erros, as vezes acertar. 
Você nem sempre saberá se falou ou fez a escolha certa, mas como a frase já mostra referência a universo, dentro dele existem infinitas possibilidades, mas dentro do seu próprio só você sabe quais são, por isso Conheça-te a ti mesmo.


Obrigada por me acompanhar até aqui.



 

Comentários